• Ultimas Notícias

    IBGE: Produção agrícola da Bahia foi a que mais cresceu no Brasil



    Um recorde. Mais de 19 bilhões e 622 milhões de reais. Este foi o valor da produção agrícola baiana em 2018. É a soma de todos os valores gerados pela atividade no estado. Nunca este setor da economia baiana produziu tanto. Pelo menos é o que mostra a Pesquisa Agrícola dos Municípios (PAM) divulgada nesta quinta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
    O valor é 27,1% maior do que em 2017, e garantiu à Bahia a maior taxa de crescimento entre os estados brasileiros no período. Com esta evolução, o estado aumentou a participação na produção agrícola nacional. Subiu de 4,9% para 5,7% e se manteve na sétima posição no ranking nacional.
    A pesquisa também aponta uma consolidação de alguns municípios baianos entre os maiores produtores nacionais. Agora dobrou o número de municípios do estado que figuram entre os 20 maiores produtores do Brasil. Correntina, Barreiras, Formosa do Rio Preto e São Desiderio estão na lista dos que mais produzem no país. Antes apenas São Desiderio e Formosa do Rio Preto estão nesta lista.
    São Desiderio, inclusive, voltou a ocupar o lugar mais alto do pódio, depois de ter ficado os três últimos anos na vice-liderança. De acordo com a pesquisa, o município produziu 54,4% a mais em 2018 e gerou R$ 3,6 bilhões, representando sozinho 1,8% do valor gerado pela agricultura brasileira. O montante representa 18,5% do valor agrícola do estado.
    Brasil
    No Brasil, em 2018 o valor da produção agrícola chegou a R$ 343,5 bilhões, cerca de 8,3% a mais do que no ano anterior. Por incrível que pareça, os resultados poderiam ser ainda melhores, se os longos períodos de estiagem não tivessem prejudicado a produção em muitas regiões.
    Mas se por um lado alguns fatores influenciaram no desempenho, outros favoreceram. O relatório do IBGE aponta que as disputas comerciais entre Estados Unidos e China, a quebra na safra da Argentina e a demanda chinesa por algodão fizeram os preços das principais commodities subir, elevando assim o valor gerado pela agricultura.
    O ranking dos municípios baianos que mais geram valores através da produção agrícola:
    1) São Desiderio
    2) Formosa do Rio Preto
    3) Barreiras
    4) Correntina
    5) Luis Eduardo Magalhães
    6) Riachão das Neves
    7) Jaborandi (era 9.º passou para 7.º)
    8) Juazeiro
    9) Mucugê (era 7.º passou para 9.º)
    10 Ibicoara (era 14.º passou para 10.º)
    Fonte: Correio24horas.

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    ad728

    Post Bottom Ad

    ad728